Know-How

Laboratório de Design

Tudo começa com uma centelha, uma sinapse que dispara na escuridão. A centelha pega fogo e se transforma em tempestade – uma tempestade de ideias provenientes de algumas das maiores figuras do design do mundo. No laboratório de design, o processo de brainstorming constitui a primeira etapa de criação de qualquer relógio TAG Heuer. E para dar as respostas certas é preciso fazer as perguntas certas. Durante o brainstorming do relógio conceitual Monaco V4, os projetistas perguntaram, "como é possível reinventar completamente o movimento de roda básico e de pinhão de um relógio?" A resposta foi: o Monaco V4 e sua revolucionária transmissão mecânica acionada por correia.

Da tempestade de ideias nasce uma forma, um esboço inicial feito à mão que captura as linhas puras de um novo TAG Heuer. O esboço, então, toma forma através de ferramentas 3D e a partir daí vários protótipos são feitos e testados minuciosamente. Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento de produto examina as especificações técnicas do projeto. Seu trabalho consiste em resolver alguns dos problemas fundamentais em relojoaria de precisão: Qual será a fonte de energia do relógio? Como será feita a transmissão da energia armazenada? Quais materiais garantem o melhor nível de precisão, de confiabilidade e de qualidade necessários a longo prazo? O design vanguardista do movimento do cronógrafo Calibre S, por exemplo, requer dos especialistas da TAG Heuer, um esforço especial para saber como minimizar o peso dos componentes e dos materiais a fim de otimizar a sua precisão.

Albert Einstein disse, "se a ideia inicial não for absurda, então não espere nada dela", palavras que o Laboratório de Design da TAG Heuer levaram a sério. Esta habilidade de ultrapassar os limites da convenção e enfrentar o desconhecido faz com que as equipes de design da TAG Heuer sejam extremamente inovadoras. Uma inovação constantemente recompensada pelo reconhecimento dos pares e pelo sucesso comercial. Colaborações recentes com o designer Christophe Behling em peças como o Monaco Calibre 360 LS Concept Chronograph (vencedor dos prestigiosos prêmios Grand Prix d'Horlogerie de Genebra, Red Dot e iF de Design de Produtos) ou como o Grand Carrera Calibre 36RS Caliper Chronograph (Grand Prix d'Horlogerie de Genebra e Melhor Cronógrafo do Ano no Salão International de Alta Relojeria (SIAR) 2008) têm demonstrado várias vezes porque a TAG Heuer permanece na linha de frente da vanguarda suíça.